sábado, 18 de janeiro de 2014

"Insistirei um pouco sobre a importância das contribuições do Instituto Emmi Pikler-Lóczy, em Budapeste (...)"



"Insistirei um pouco sobre a importância das contribuições do Instituto Emmi Pikler-Lóczy, em Budapeste (...).
Uma enorme atenção é dispensada nos momentos de encontro com cada criança, na ocasião dos cuidados dirigidos a ela, na alimentação e nas trocas de fraldas, por exemplo. Mas entre esses momentos- nos quais a cuidadora intervém certamente pela qualidade de sua presença ( via sua função continência, sua função de verbalização e sua função transformadora no sentido bioniano do termo) - a criança vive momentos de atividade livre cuja a função é também importante.
Não se trata de deixar a criança só, como alguns puderam acreditar. Trata-se ao contrário, de deixar a criança, ou essas crianças, ao lado desse adulto, porém sem relação direta com ele, que se encarrega nesse momento de outra criança. Durante esse momentos de atividade livre, é de fato muito impressionante e emocionante ver a criança se lançar em um verdadeiro trabalho psíquico: tudo se passa como se ela tentasse, apoiando-se nas lembranças do recente encontro com adulto, simbolizar ou pré-simbolizar esses restos mnésicos através da manipulação dos objetos colocados à sua disposição, ou até mesmo de seu próprio corpo".


B. Golse. (2003) Sobre a Psicoterapia Pais-Bebês: narratividade, filiação e transmissão. São Paulo: Casa do Psicólogo.( Coleção 1˚Infancia)



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